Nintendo Wii U não impressiona investidores e ações desabam

O anúncio do lançamento do Wii U não foi o suficiente para responder às preocupações dos investidores, o que levou as ações da empresa a caírem para a marca mais baixa em cinco anos, desde antes do lançamento do Wii original.
Investidores afirmam que estão preocupados com a Nintendo focada demais em hardware, enquanto o mercado se torna cada vez mais um campo de batalha de software, com títulos jogados pela internet em redes que reúnem milhões de jogadores.

"Ainda que alguns especialistas pareçam ter gostado do novo aparelho, minha expectativa era de que a Nintendo fizesse mais para entrar no mercado de jogos em rede", disse Mitsuo Shimasi, subgerente geral da Cosmo Securities, em Tóquio. "É um alerta dos investidores de que a empresa deveria reconsiderar sua estratégia de negócios e avançar de forma mais agressiva nas operações de jogos multiplayers online", disse.
Satory Iwata, presidente da Nintendo, minimizou as críticas sobre uma possível falta de ênfase do novo console em capacidades de rede, e disse que os jogos de sucesso da sua empresa sempre foram sociais.
"Não é que sejamos negativos sobre as redes, mas se ignorarmos os consumidores que não conectam seus consoles à internet, isso contraria nossa estratégia para a expansão do mercado de videogames", declarou o executivo. "Estamos apenas tentando não encolher nosso próprio mercado".